Tudo que realmente interessa a pessoas bem informadas como você.

domingo, 24 de junho de 2012

DIA MUNICIPAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM IRITUIA - 18 DE JUNHO








O povo evangélicode Irituia comemorou no último dia 18 de junho, o 1º "Dia Municipal das Assembleiasde Deus do Município de Irituia".
Através da Lei Municipalnº 353/2011, de 11/05/2011, o Prefeito Walcir Costa sancionou o pedido doVereador Waldemir Oliveira da Costa (Demico), instituindo o "DIA MUNICIPALDAS ASEMBLÉIAS DE DEUS" em Irituia.
Com asegunda-feira dia 18 de junho decretado FERIADO MUNICIPAL (Decreto nº 019/2012de 13/06/2012), os festejos começaram logo pela madrugada: às 4h30, a Banda deMúsica "Heróis da Fé" da Assembleia de Deus de Irituia realizou umaalvorada musical, percorrendo as ruas da cidade entoando belíssimos hinos daHarpa Cristã.
Às 10h00 iniciou aSessão Especial, a pedido do Vereador Waldemir Costa em homenagem ao PastorGILBERTO MARQUES DE SOUZA, presidente da COMIEADEPA (Convenção de Ministros dasAssembleias de Deus no Pará), único brasileiro indicado ao PREMIO NOBEL DA PAZ.Nessa Sessão, também o homenageado recebeu o Título de Cidadão de Irituia, dasmãos do Vereador José Conceição dos Reis Farias, autor do Decreto Legislativoque concedeu a honraria.
Além do PastorGilberto Marques de Souza, também foi agraciado com Títulos de Cidadãos Irituienses,as seguintes pessoas: Presbítero JOSÉ JACÓ VILHENA PEREIRA (a pedido daVereadora Nazoures Assunção Oliveira), Presbítero ZACARIAS PINHEIRO DE JESUS (apedido do Vereador Manoel Lucilo Cordeiro da Fonseca), E - Delegado de PolíciaCivil de Irituia - Dr. CAUBI PEREIRA DE SOUZA (a pedido da Vereadora NazouresAssunção Oliveira), o empresário RAIMUNDO NONATO MIRANDA BASTOS e sua esposasenhora LÍDIA ANTONIA NASCIMENTO BASTOS (a pedido do Vereador AdrianoTravassos), Deputado Federal NILSON PINTO DE OLIVEIRA (a pedido do VereadorWaldemir Oliveira da Costa), Empresário RAIMUNDO RODRIGUES FARIAS (a pedido doVereador Antônio Leonardo de Lima), ex-juiz da Comarca de Irituia JOSUÉ DESOUZA LIMA JÚNIOR (a pedido do Vereador Antônio Leonardo de Lima), SecretárioEstadual de Agricultura Dr. HILDEGARDO DE FIGUEIREDO NUNES (a pedido daVereadora Nazoures Assunção de Oliveira), senhora DAMARIA DOS SANTOS DE VILHENA- esposa do Pr. Expedito Vilhena - Presidente da Assembleia de Deus em Irituia(a pedido da Vereadora Nazoures Assunção Oliveira), Ex-Deputado Estadual ZENOAUGUSTO BASTOS VELOSO (a pedido do Vereador Alessandro da Silva Amaro), PadreEXPEDITO LIMA FREIRE (a pedido da Vereadora Nazoures Assunção de Oliveira) e oPresidente da Câmara Municipal Vereador ALESSANDRO DA SILVA AMARO (a pedido doVereador Waldemir Oliveira da Costa).
Não compareceramao evento, os agraciados Raimundo Nonato Miranda Bastos e esposa Lídia AntôniaNascimento Bastos, De. Federal Nilson Pinto de Oliveira, Juiz Josué de SouzaLima Júnior, Secretário de Agricultura Hildegardo de Figueiredo Nunes,Ex-Deputado Zeno Augusto Bastos Veloso, tendo todo justificado suas ausências.O Padre Expedito de Lima Freire não justificou sua ausência na Sessão.
O PalácioGovernador Magalhães Barata foi pequeno para receber tantas pessoasevangélicas, pastores da Assembleia de Deus, pessoas ligadas a Comitês de Paz eautoridades civis em geral, onde destacamos: Conselheira Lourdes Lima(ex-presidente do TCE-PA), e- Deputado Estadual Chico Neto, Bispo João Pedro doNascimento (presidente do Comitê Mundial da Paz), Prefeito Walcir Oliveira daCosta, Vice-Prefeito Luiz Vanderley Risuenho de Alencar, Engenheiro AgrônomoWildson de Moraes Duarte da Silva (representando a Emater-Pará), José Bastos deOliveira (Presidente da ACUAI), Anchieta Lima (filho da Conselheira LourdesLima) e o povo em geral.
A Banda de Música"Heróis da Fé", o coral de Obreiros "Arautos de Cristo", acantora Elizabeth Vilhena e o Pastor Expedito Vilhena (todos da Assembleia deDeus), deram um toque a mais na festa que foi digna aos foram agraciados com ascomendas e todas homenagens ao Pastor Gilberto Marques de Souza, sem dúvidaemocionaram a todos que estavam presentes, onde destacamos o grande coralformado por todos os presentes, entoando o hino 169 (OH! JESUS ME AMA), daHarpa Cristã, a pedido do Prefeito Penta. Esse hino marcou a conversão doPastor Gilberto Marques.
Os evangélicos deIrituia conseguiram muitos feitos através de iniciativas do Poder Público, ondedestacamos: Títulos de Cidadão de Irituia a todos os Pastores das Assembleiasde Deus de Irituia, o Feriado Municipal de 18 de junho (anual) através dacriação do Dia Municipal das Assembleias de Deus, a Sessão Especial emhomenagem ao Pastor Gilberto Marques de Souza, a criação da Praça da Bíblia (iniciativa dos Vereadores AlessandroAmaro e Waldemir Costa) e a Lei Municipal que Declara as Igrejas EvangélicasAssembleias de Deus de Irituia, como Patrimônio Imaterial do município (iniciativado Vereador Alessandro Amaro).
Ainda no dia 18, na parte da tarde, houve umagrande carreata vinda do KM-14-BR-010 até a cidade de Irituia, numa extensão de9 quilômetros, seguida da grande caminhada pelas ruas da cidade, com centenasde pessoas participando e terminando com um grande culto na Praça Pe. MárioRodrigues dos Reis, encerrando as festividades.
Parabéns àAssembleia de Deus de Irituia, presidida pelo Pastor Expedito Vilhena tendocomo vice o Pastor José Roberto, pelabelíssima festa, digna de registro nos anais da história de Irituia e pela belaorganização à frente a irmã Damaris Vilhena, que contou com a parcela decolaboração dos pastores do campo irituiense, Capitão Poço e Mãe do Rio.
O pastor GilbertoMarques de Souza, homenageado por ser o único brasileiro a concorrer ao Nobelda Paz ficou muito feliz por tudo e ao pronunciar-se disse que “já ganhou oNobel da Paz no momento de sua indicação, pois portas foram abertas para oprosseguimento de seu sonho que é o “Hospital Galileu” e certamente poderácontinuar com mais apoio, o projeto “Criança Cidadã”, atendendo a tantos etantas carentes nesse Pará afora e que de agora em diante, Irituia faz parte deseu coração, da sua vida e que pretende trazer também alguns projetos para ospobres de Irituia. Falou ainda que se não for o escolhido, sentirá a mesmaalegria como se assim o fosse, pois aprendeu muita coisa com isso e o resultadoé o carinho com que tem sido recebido em todo lugar por onde passa”.
O prêmio Nobel da Paz é um dos cinco PrêmiosNobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os premios de Física, Química, Fisiologia/Medicina e Literatura são entregues anualmenteem Estocolmo, sendo o Nobel da Pazatribuído em Oslo. O Comite Nobel norueguês,cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher olaureado pelo premio, que é entregue pelo seu presidente atualmente oex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-presidente doStortinget (parlamento) e atual Secretário-Geral do Conselho da Europa senhor.Thorbjørn Jagland. A sua primeira entrega foi em 1901.
Atualmente há um sexto premio:o Nobel da Economia também atribuído pela Academia Real das Ciências Suecas.Este premio instituído em 1968, comemorando o 3º centenário do Banco Central daSuécia (Sveriges Riksbank) é oficialmente designado “Pris i ekonomisk vetenskaptill Alfred Nobels Minne (Premio em ciência econômica à memória de AlfredNobel).
Na altura da morte de AlfredNobel, a Suécia e a Noruega estavam em União desde 14 de janeiro de 1814, pelaqual o parlamento sueco ficava responsável pela política internacional, estandoo Stortinget (Parlamento norueguês) apenas encarregado da política internanorueguesa (a União desfez-se de uma forma pacífica a 13 de Agosto de 1905).Alfred Nobel decidiu, assim, que fosse a Noruega a decidir o laureado peloNobel da Paz, de forma a prevenir a influência de poderes políticosinternacionais no processo de atribuição do Nobel.
De acordo com a vontade deAlfred Nobel, o premio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito amaior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e reduçãodos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Entre os ganhadores do Nobel da Paz, destacamos: TheodoreRoosevelt, Thomas Woodrow Wilson, George Marshall, Martin Luther King Jr, WillyBrandt, Henry Kissinger, Lê Đc Th (recusouo prémio), Andrei Sakharov, Betty Williams, Anwar Al Sadat, Menachem Begin, Madre Teresa de Calcutá, Adolfo Pérez Esquivel, Lech Wałęsa, Desmond Tutu, Tenzin Gyatso - o 14º Dalai Lama, Mikhail Gorbachev, Nelson Mandela , YasserArafat, Shimon Perez, Yitzhak Rabin, Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, Jimmy Carter e Barack Obama

No ano que vem temmais!
É o nome do nossoDeus sendo dignificado.















Amém!


LucivalSilva
Irituia-PA