Tudo que realmente interessa a pessoas bem informadas como você.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MORRE NA ITÁLIA O PADRE LUIS CARRÁ



HOMENAGEM FRATERNA E PÓSTUMA AO PE. LUIGI CARRÀ

(* 10.05.1940 – Fabiano di Borgonovo-Itália + 27.09.2011 – Pavia-Itália)

À esquerda, Dom Luís Ferrando; à direita, Pe. Luigi Garrá
À esquerda, Dom Luís Ferrando; à direita, Pe. Luigi Garrá

Terça-feira, 27 de setembro, após prolongado período de doença, faleceu no hospital de Pavia, onde estava internado, Pe. LUÍS CARRÀ. Os funerais serão celebrados quinta-feira, 29 de setembro, às 15h, na Igreja paroquial de Trevozzo; serão presididos pelo Bispo de Piacenza, Dom Gianni Ambrosio.

O Sacerdote nasceu em Fabbiano di Borgonovo, no dia 10 de maio de 1940, e foi ordenado no dia 14 de agosto de 1966. Iniciou seu serviço pastoral como vigário em Santimento, passando em 1967 para Pianello e depois, em 1970, para Carpaneto Piacentino. Em outubro de 1976, foi enviado a Roma para frequentar um curso de atualização e em 1978 partiu como missionário para o Brasil.

Retornou à Diocese de Piacenza no ano de 1988, depois de uma pausa de seis meses, voltou ainda ao Brasil e mais tarde, em 1991, deixou definitivamente a pátria brasileira. Foi nomeado co-pároco de Pontenure no dia 9 de abril de 1991, para passar à gia da parõquia de Roveleto di Cadeo em 1995. Em 2002 se tornou administrador paroquial de Albareto e no ano seguinte também de Vicomarino. No dia 1 de julho de 2003 lhe foi confiada a paróquia de Trevozzo à qual também agregadas as paróquias de Caminata, no dia 10 de novembro de 2003 e Sala Mandelli.

TRADUÇÃO:

Pe. Aldo Fernandes

CNBB – IPAR – Belém-PA- Regional Norte II

Acréscimo do tradutor:

Pe. Luigi Garrá
Pe. Luigi Garrá

No Brasil, Pe. Carrá trabalhou como missionário nas Paróquias de Paragominas e Irituia, e foi Reitor do Seminário Paulo VI, além de exímio Promotor Vocacional em toda a Diocese. Muitos dos nossos Padres foram seus alunos.

Nos últimos anos de sua vida, na Itália, a Diocese de Bragança teve a graça de colocar ao seu lado um dos nossos padres, o Pe. José Maria, atualmente vigário auxiliar em Rondon do Pará.

A Diocese de Bragança, a Comunidade Formativa do Seminário Paulo VI e todos os paroquianos de Paragominas e Irituia estão unidos aos familiares, ao Bispo de Piacenza e aos confrades do Presbitério da Diocese de Piacenza para oferecer santos sufrágios pelo ilustre Sacerdote Missionário e Ministro de Cristo Jesus, Pe. LUIGI CARRÀ. Com a Virgem de Nazaré, seja associado aos Justos e receba a recompensa dos Servos Fiéis do Bom Pastor.

Pe. Carrá como vigário de Irituia


Pe. Carrá – Um legado de amor, justiça e bondade.

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do Padre Luis Carrá, acontecida ontem na Itália.

Tive a felicidade de compartilhar bons momentos de minha vida ao lado desse grande homem de Deus.

Conhecí Pe. Carrá em 1988 quando o mesmo veio a Irituia ministrar treinamento para Jovens da Paróquia. Eu era profundamente envolvido em movimentos sociais de nosso município e tinha acabado de ser preso a mando do prefeito da época (Waldemar Nunes), por ter defendido e liderar uma causa das pessoas que moravam na área denominada de Rua Bom Sossego e por causa do abastecimento de água para ruas do bairro do São Benedito. Havia toda uma história. Fui liberto graças ao grito da população que foi à frente da Delegacia de Polícia exigir que eu fosse solto. Isso chamou a atenção do Pe. Carrá que veio até a mim, para que eu contasse a experiência vivida no treinamento que estava sendo realizado. Uma espécie de despertamento para os jovens.

Depois de pouco tempo, estava o Pe. Carrá definitivamente em nosso meio, para assumir a lacuna deixada com a transferência do também saudoso Pe. Melo.

Posso falar com bastante desenvoltura do trabalho de alguns padres com os quais convivi e trabalhei em Irituia, como por exemplo, Pe. Melo, Pe. Carrá, Pe., Pe. Mário Rodrigues, Pe. Aldo Fernandes e Pe. Valdeci Santana, com todos eles aprendi algo.

Quando Pe. Carrá chegou, passei a ser seu braço direito, pois eu fazia parte da Coordenação da Pastoral da Juventude e Coordenador dos Treinamentos de Liderança Cristã (TLCs).

Assumi todo o trabalho gráfico da paróquia, impressão e elaboração de textos, apostilas e a redação do jornal “ALERTA”, que denunciava principalmente os desmandos da administração da época (Prefeito Waldemar Nunes) que trazia revolta e insatisfação à população.

Lembro que o nosso jornal era todo datilografado por mim, com a autoria dos textos, fotos e caricaturas e em seguida íamos (eu e Carrá) para a Paróquia de Paragominas e ali rodávamos os exemplares que seriam distribuídos em Irituia. Nada era no anonimato não. Tínhamos coragem suficiente para assumirmos as denúncias que eram feitas, tudo era verdade, nua e crua.

Além disso, desempenhei as funções de seu motorista particular, confidente e guarda costas, primeiro dirigindo o Fiat e em seguida com a chegada da TOYOTA que fez história em Irituia nos movimentos sociais.

Ainda hoje lembro de todo o trabalho que foi montado junto aos trabalhadores rurais para a tomada do Sindicato que funcionava em Mãe do Rio.

Lembro-me da famosa CHAPA 2, que era encabeçada pelo Antonio Lopes (Totó) e apoiada pelo saudoso Geraldo Pereira e por nós da Emater: Luis Vanderley, Lourdes Lima e por mim. O trio emateriano que também apoiava as ações.

Lembro-me que a hoje Conselheira Lourdes Lima várias vezes foi ameaçada de retaliações e transferência, mas sempre Deus operava e nada acontecia.

O mais doido era eu. Não me importava se corria o risco de transferência, pois como funcionário do estado estava sujeito a isso, já que o governo municipal de época era protegido pela Deputada Maria de Nazaré que também era da situação.

Foram noites que eu percorri as comunidades de Irituia, varando pela madrugada, transportando lideranças rurais para encontros e reuniões secretas. Padre Carrá só me entregava as chaves da Toyota, o resto eu sabia como fazer.

Ganhamos a eleição do sindicato, trouxemos a sede do mesmo para Irituia, Totó foi eleito e o sindicato permanece até hoje.

Desses movimentos que iniciaram com Pe. Carrá, muitos bons frutos saíram: Lourdes Lima foi Prefeita, Deputada e hoje Conselheira do TCE. Eu fui Vereador por duas vezes e Nonato Guimarães foi Deputado Estadual.

Passamos maus pedaços mas sempre estávamos de Pé. Carrá tinha uma frase que era costume ouvi-la: “ FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA”.

Conseguimos agitar Irituia e mudar contribuir para mudar a cara de corrupção que tinha nosso município.

Custou caro prá todos nós, mas valeu a pena.

Pe. Carrá no comando e nós como comandados revolucionamos este município. Lembro bem de outra figura sensacional: Irmã RITA. Ah! Nós três éramos inseparáveis nas reuniões e nos encontros de evangelização e politização.

Lembro que recebíamos ameaças e uma que ficou gravada na minha mente foi a que aconteceu num dia em que voltávamos da Comunidade da Penha. No caminho encontramos três montes de terra simbolizando três sepulturas. Em cada uma havia um nome: PE. CARRÁ, IRMÃ RITA, LUCIVAL. Isso não nos intimidou. Pelo contrário, nos deu mais forças para lutarmos pelos direitos daquele povo sofrido que via na gente uma esperança. Isso viria logo. ESPERANÇA. REALIDADE. TRANSFORMAÇÃO. VITÓRIAS.

A coisa foi se acentuando, o ódio de quem estava no poder e não queria sair foi aumentando e um grupo foi organizado para tentar assassinar Pe. Carrá. As denúncias do complô foram feitas à imprensa e Padre Carrá foi transferido de Irituia para sua segurança.

Uma missa campal celebrada pelo saudoso Dom Miguel Giambelli marcou as denúncias, com a presença de equipes de televisões e jornais do estado veicularam o fato.

Deus não deixou acontecer aquilo que havia sido planejado por quem se sentia incomodado.

Hoje, ao receber a notícia do falecimento desse grande amigo, lembrei de todos esses fatos.

Estamos tristes. Seus verdadeiros amigos lamentam a perda.

Mesmo morando longe da gente, sempre tivemos um carinho especial pelo Pe. Carrá.

Valeu o que vivemos!

Foi bom o que sofremos!

O resultado veio.

A alegria do povo brotou.

Um sorriso se abriu nos lábios de quem chorou.

Obrigado Pe. Carrá.

Obrigado meu amigo.

FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA”.

Lucival Silva.( 28/09/2011)


8 comentários:

  1. São essas histórias que nos enchem de lágrimas. Histórias de lutas e vitórias por uma Irituia melhor. Fico feliz por Irituia ter compartilhado com a vida e com a luta deste servo de Deus. Te invejo, meu caro amigo lucival, pelo fato de ter estado ao lado (mesmo por pouco tempo) deste grande homem de Deus e justo político.
    Meu coração se enche de dor e saudade ao mesmo tempo em que uma teimosa lágrima insisti em cair.
    Descanse em paz, valoroso sacerdote - guerreiro ...

    Abraços, Jean Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Kd a tua militancia hoje em dia??? Nossa cidade está acabada? pq não organizas o bate panela de novo? Deve ser pq sejas comprometido com a atual administração...

    ResponderExcluir
  3. COM TUA VIDA MARCADA DE TANTA MUTRETA E COMPROMETIDO COM ESTE GOVERNO MUNICIPAL QUE ESTA AQUI, MANCHADO POR TANTOS ROUBOS.
    QUEM PODE ACREDITAR NAS TUAS PALAVRAS?
    VC PODERIA ESCREVER UMA LINDA NOVELA COM ESTES CONTOS SEUS.

    ResponderExcluir
  4. Caro senhor, sou Waldemar Nunes Filho e venho por meio deste comentário deixar aqui algumas palavras esclarecedoras!
    Tive previlégio de nascer em uma família da qual recebi como herança algo muito mais que tesouro, dinheiro, terras, casas.... tenho uma riqueza que vem da sinceridade, lealdade, do passado LIMPO e que JAMAIS terei vergonha de passar a limpo.
    NUNCA permitirei que senhor, venha manchar a imagem de um homem que vive pra sua família, que nem lembra ou menciona seu nome. Todos conhecemos e sabemos das nossas verdades e na minha casa DEUS tem nos dado um sono tranquilo. Não tenho em casa dinheiro de merenda escolar, renda destinada a saúde do povo, não devo nada a minha consciência e posso olhar frente a frente meus acusadores.
    Lhe pediria que se retrate das suas palavras que não dizem a verdade.
    Que DEUS lhe guarde em seus caminhos.

    ResponderExcluir
  5. SOBRE AS INVERDADES QUE COMETESTES NO TEU "BLOG". COMENTÁRIO INFELIZ O TEU! PORQUE FALTASTES COM A VERDADE COMENTASTES ALGUNS FATOS QUE IREI ENUMERAR E "CLAREAR" SUA MENTE:
    -SOBRE A RUA BOM SOSSEGO, ESQUECESTES DE DIZER QUE FOI O SENHOR WALDEMAR NUNES QUE INDENIZOU A CASA DA PROFESSORA RAIMUNDINHA, PARA QUE FOSSE FEITA A ABERTURA DA RUA, QUE FOI LIMPA ATÉ O LIMITE DA CASA DO SENHOR MOCINHO.
    -QUANTO AO PROBLEMA DE ÁGUA NÃO FALASTES QUE FORAM PERFURADOS NOVOS POÇOS, DOS ATUAIS 50 METROS PARA 80 METROS E QUATRO POÇOS DE 100 METROS, AQUISIÇÃO DE BOMBAS NOVAS E UM TRANSFORMADO QUE ATÉ HOJE FUNCIONA.
    -E QUANTO A TUA PRISÃO, NÃO FALASTES A VERDADE DE NOVO! FALA QUE FOI PORQUE TU, TEUS IRMÃOS E ALGUNS AMIGOS TEUS DESTRUIRAM O CAMINHÃO DO SENHOR LUIZINHO CEARENSE, QUE FAZIA FEIRA, BEM ENFRENTE A CASA DO SENHOR ABRAIM, LEMBRASTES AGORA?
    -E TEU EMPREGO NA EMATER??? QUERO TE LEMBRAR QUE NÃO É MÉRITO TEU, NUNCA FOSTES APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO, FOI POR INDICAÇÃO, NÉ? POIS TENHO CERTEZA QUE SE NÃO FOSSE PELA ENTÃO PRIMEIRA DAMA (DONA FILITA) TER PEDIDO AO SEU ESPOSO (WALDEMAR NUNES), TU NÃO SERIAS O ESCOLHIDO!

    ResponderExcluir
  6. Que homem de Deus vc se diz?? Que belo exemplo deixará como legado.

    ResponderExcluir
  7. Caro Senhor Lucival, agora pelas suas palavras, até parece que sempre foi um homem justo nas atitutes como uma autoridade q um dia já foi... e está mais parecendo que está querendo voltar a ser...a custo de declarações nada convincentes, mas sim desordeiras, q isso pa voce parece ser um grande orgulho. E se tudo isso ocorressem na atual conjuntura? Vc acha q seria vsto como um revlucionário do bem? Sinto muito, mas a mim vc nao engana. Meu voo vc nao terá jamais e espero qu o povo abra o olho e não queiram mais um hipócrita como vereador.

    ResponderExcluir
  8. voce lucival deveria ter vergonha de ser tão sujo, quer dizer sujo não imundo limpa a boca para falar de waldemar nunes voce ja esqueceu das gravatas e paletos do dinheiro do fundef tenha vergonha nesta cara lambida quem é Padre Cará? será que é um igual voce agora lembrei desculpa minha memória tinha falhadotente novamente falar do sr waldemar e voce vai ver o que eu vou colocar aqui

    ResponderExcluir