Tudo que realmente interessa a pessoas bem informadas como você.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nos EUA, furacão Irene move-se em direção à costa da Carolina do Norte

O furacão Irene perdeu um pouco de força, mas já provoca fortes ventos na costa das Carolinas, nos Estados Unidos, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nesta sexta-feira. O centro da tempestade, na categoria 2 da escala Saffir-Simpson (que vai até 5), está localizado cerca de 480 quilômetros a sul-sudoeste do cabo Hatteras, na Carolina do Norte, com ventos regulares que diminuíram de 165 para 155 quilômetros por hora.

"Pouca mudança na força é a previsão antes da chegada do Irene à costa da Carolina do Norte. Algum enfraquecimento é esperado depois disso", afirmou o NHC.

A emissora CNN diz que cinco aeroportos da cidade de Nova York deverão ser fechados para pousos a partir das 12h locais de sábado.

O NHC ainda mantém a previsão de que o Irene continue sendo um furacão tropical grande e perigoso, com potencial para produzir ventos, enxurradas e chuvas fortes praticamente em todo o trecho da costa entre a Carolina do Norte e a região da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA.

O instituto do governo dos EUA monitora a movimentação do Irene, que levou as autoridades americanas a orientar a retirada de ao menos 272 mil pessoas na cidade de Nova York.

Mario Tama/France Presse
Moradores de Nova York fazem fila em supermercado
Moradores de Nova York fazem fila em supermercado

Nos supermercados de Nova York, há filas para conseguir comprar comida e água, e o estoque de pilhas e lanternas já acabou, segundo relato da correspondente da Folhaem Nova York, Verena Fornetti.

As autoridades informaram que planejam suspender as operações do metrô e linhas de ônibus a partir do meio-dia no sábado. As pontes na região, incluindo a George Washington Bridge e Robert F. Kennedy Triboro Bridge, serão fechadas, caso a velocidade dos ventos ultrapassem os 96 km/h.

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse também que está mobilizando a Marinha e o Exército para atuar nas operações de emergência. As autoridades organizam também a coordenação de serviços emergenciais e de restauração de energia elétrica, caso o furacão danifique a distribuição.

De acordo com informações do "New York Times", o prefeito nova-iorquino, Michael Bloomberg, ordenou uma retirada inédita dos moradores em áreas costeiras. As linhas de trem que servem Long Island, Westchester County e Connecticut também serão interrompidas.

Editoria de Arte/Folhapress

A retirada, que deve acontecer às 16h do sábado (horário local), será obrigatória em vários bairros vulneráveis de Nova York diante da chegada do furacão, uma medida que afetará pelo menos 250 mil pessoas, segundo a agência France Presse. Bloomberg disse que a remoção poderia começar quando forem abertos os abrigos.

"Nós nunca fizemos antes uma retirada obrigatória e não estaríamos fazendo isso agora se não achássemos que essa tempestade tem o potencial de ser muito grave", disse.

Idosos residentes em áreas baixas e pacientes de hospitais começaram a ser levados para partes mais altas nesta sexta-feira.

Enquanto isso, o estado de emergência por conta do furacão continua nos Estados de Nova York, Nova Jérsei e Connecticut.

Mike Segar/Reuters
Cliente passa por prateleiras vazias em Long Beach, em Nova York, enquanto procura garrafa de água
Cliente passa por prateleiras vazias em Long Beach, em Nova York, enquanto procura garrafa de água

Moradores da região estão cobrindo as janelas das casas com pedaços madeira e tirando barcos de perto das docas, disse reportagem do "NYT". A pressa por comprar baterias, lanternas e garrafas de água esgotaram esses serviços nas prateleiras dos supermercados.

A emissora de TV CNN disse que o governador de Massachusetts, Deval Patrick, anunciou a coordenação de 30 agências para lidar com a chegada do furacão no fim de semana. Segundo ele, o Estado está tomando várias precauções, inclusive diminuindo reservatórios para terem maior capacidade em caso de chuvas torrenciais.

Patrick afirmou que as piores tempestades são esperadas para sábado à noite e domingo, com a expectativa de árvores serem derrubadas e o fornecimento de energia cortado. Ele pediu ainda que os moradores fiquem longe das estradas a partir de sexta-feira à noite.

A passagem do Irene ameaça quase 10% da capacidade de refinarias de petróleo nacional, na Filadélfia, Nova Jérsei e Delaware, segundo a CNNMoney.

Nasa/Associated Press
Imagem da Nasa mostra o furacão Irene fotografado por Estação Espacial Internacional, no dia 24
Imagem da Nasa mostra o furacão Irene fotografado por Estação Espacial Internacional, no dia 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário